PÚBLICO-ALVO
Profissionais da indústria química/química fina, farmacêutica e cosmética incluindo químicos, engenheiros químicos, biólogos, biomédicos, cosmetólogos, farmacêuticos, avaliadores de segurança e outros afins.
OBJETIVO
Prover conhecimento teórico e prático sobre o processo de avaliação de toxicidade de novos ingredientes cosméticos através da aplicação de modelos in silico da plataforma iS-Tox (1ª plataforma de modelos in silico da América Latina desenvolvida pela Altox Ltda).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (8h30 às 12h30)
Parte teórica (2h)
- Introdução
- Modelos in silico no contexto das AOPs (Adverse Outcome Pathways) e estratégias integradas de testes (ITS) e avaliação
- Contexto regulatório e critérios de validação de modelos in silico
- Bases e estratégias de aplicação de modelos in silico e inteligência artificial
Parte prática (2h)
- Avaliando o potencial de irritação dérmica e ocular com modelos in silico dos softwares IrriTest e iS-Ocular
- Avaliando o potencial de sensibilização cutânea com os modelos in silico do software AOP-Sens
- Avaliando o potencial de genotoxicidade com os modelos in silico do Genotox-iS
Estudos de caso
- Integração de resultados in silico com análises in chemico, in vitro, ex vivo e in vivo
Observação: os participantes receberão licença trial para avaliação de até 3 moléculas com os softwares desenvolvidos pela Altox ao final do curso.
MINISTRANTE
Carlos E. Matos dos Santos
Farmacêutico e Toxicólogo. Mestre em Saúde Pública (FSP/USP). Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Toxicologia (2018-2019). Foi professor de Toxicologia do Curso de Pós-graduação em Ciências Toxicológicas das Faculdades Oswaldo Cruz-SP. É autor do livros, artigos e matérias de impacto técnico-científico. Obteve experiência em projetos de consultoria técnica para diversas empresas nacionais e multinacionais. Pesquisador responsável do projeto iS-Tox PIPE-FAPESP. Sócio-fundador e diretor da empresa Altox Ltda.