A Altox Ltda realizou em 13 de março de 2018, no CRQ IV em São Paulo, a 3ª edição do treinamento “RDC53/2015 e ICH M7: avaliação de segurança de produtos de degradação e impurezas”, evento que contou com a participação de laboratórios nacionais e multinacionais, tanto fabricantes de IFAs (ingredientes farmacêuticos ativos) como de produtos acabados. Com foco na avaliação de impurezas genotóxicas e qualificação e produtos de degradação, a 3ª edição do evento contou com apoio institucional do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo e da empresa Waters.
Segundo o diretor técnico, Msc. Carlos E. Matos, nesta fase em que as empresas têm buscado implementar novas práticas para o atendimento aos novos requisitos vigentes para avaliação de segurança de impurezas, estes eventos têm exercido um importante papel ao entregar os principais conhecimentos necessários para lidar com a avaliação de segurança produtos de degradação e impurezas, interpretação dos tópicos relacionados à segurança nas diferentes legislações e a correlação de tópicos (RDC 53/2015, ICH Q3A, Q3B, Q3C, M7 e outras), bem como os fundamentos de avaliação toxicológica e de avaliação de risco, modelos in silico e outros. Em um ambiente de compartilhamento de experiências de diferentes áreas (desenvolvimento analítico, assuntos regulatórios, controle de qualidade etc.) e discussão de boas práticas que enriquecem bastante o treinamento, conclui.
Em abril de 2018, o prof. MSc. Carlos E. Matos, também apresentou a palestra “Métodos in silico para avaliação de toxicidade de substâncias químicas e impurezas em alimentos”, na disciplina de Pós-Graduação “TP-379: Análise de risco de substâncias químicas em alimentos” na Faculdade de Engenharia de Alimentos – UNICAMP.